Asi e interbus
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os diferentes modelos de protocolos de comunicação que são geralmente encontrados no mercado, estes utilizados no gerenciamento de comunicações diversas, desde monitoramento simples de entrada e saída de veículos numa garagem, ou até mesmo o monitoramento extremamente complexo de uma malha de controle de processo numa planta industrial.
Os modelos de protocolos que serão tratados nesta apresentação, dentre muitos outros, é o protocolo ASI e o protocolo INTERBUS, cujo objetivo é o de mostrar seus significados, suas funções concernentes ao controle de processo e interfaceamento de redes de comunicação, bem como compreender seu funcionamento e utilização dentro da indústria ou na aplicação em automação industrial.
Dentro dos segmentos industriais, é comum utilizar no processo produtivo, sensores, atuadores e controladores, para o gerenciamento de variáveis que necessitam obter um controle preciso dos diferentes parâmetros que são exigidos para se obter um produto dentro de especificações de qualidade. Em uma unidade de produção é necessário a utilização de um ou vários tipos de protocolos de comunicação para que haja um sincronismo entre as máquinas e equipamentos para o controle do processo produtivo.
Para que haja um processamento adequado dos diferentes tipos de sinais que são enviados do ambiente físico, este podendo ser através de sensores, controladores, atuadores, transdutores, dentre outros, é necessário a escolha de um protocolo de comunicação que consiga satisfazer a todos os requisitos da malha de controle. Para controlar esse processo, pode ser utilizado o INTERBUS como um protocolo de comunicação, sendo de grande utilização, pois seu processamento é realizado em alta velocidade, permitindo que grandes quantidades de dados sejam transferidos rapidamente para os nós da rede. O INTERBUS é um sistema centralizado que necessita de um controlador, geralmente um PLC, para o controle das