Comparativo entre rede asi x devicenet
Comparativo entre redes industriais: ASI X DEVICENET
CHIAVELLI, Alexandre – aluno do curso de automação industrial – FATEC SBC.
Resumo -- Este artigo visa dar ao leitor uma pesquisa de comparação entre as redes ASI e DeviceNet. Descreve as principais características de cada rede e suas particularidades. O texto está dividido em tópicos de forma que o leitar pode conhecer as funcionalidades independentes das redes industriais.
I. NOMENCLATURA
CLP – controlador lógico programavel IHM – interface homem x máquina IAB – Integrate Architeture Builder CIP - Common Industrial Protocol ODVA - Open DeviceNet Vendor Association
Figura 1 – Hierrarquia de redes industriais Assim, classificam-se as redes quanto ao tipo de rede de equipamento e os dados que ela transporta como:
II. INTRODUÇÃO
A
s redes de comunicação são fundamentais para a industrial. A opção pela implementação de sistemas de controle baseados em redes, requer um estudo para determinar qual o tipo de rede que possui as maiores vantagens de implementação ao usuário final, que deve buscar uma plataforma de aplicação compatível com o maior número de equipamentos possíveis. Surge daí a opção pela utilização de arquiteturas de sistemas abertos que, ao contrário das arquiteturas proprietárias onde apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura de rede, o usuário pode encontrar em mais de um fabricante a solução para os seus problemas. Além disso, muitas redes abertas possuem organizações de usuários que podem fornecer informações e possibilitar trocas de experiências a respeito dos diversos problemas de funcionamento de uma rede. Grande parte dos projetos atuais de automação industrial incluem a tecnologia de redes industriais para os equipamentos de campo, e existentes no mercado vários protocolos disponíveis, sendo que abordaremos neste trabalho um comparativo entre as redes DeviceNet e a Rede ASI.
Figura 2 - Aplicação de cada rede • Rede Sensorbus - dados