asff
Colégio de Aplicação – CED
Disciplina: Sociologia
Alunos: Brendon Alexandre, Giulia Platt e Julia Góes, 1ºA
Um pouco mais sobre Octavio Ianni
Octavio Ianni nasceu em Itu, São Paulo, em 13 de outubro de 1926, e faleceu em São Paulo capital em 4 de abril de 2004, e foi um grande sociólogo brasileiro.Formou-se em ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em 1954. Pouco tempo depois da formatura juntou-se ao corpo de assistentes da faculdade, na cadeira de Sociologia I.
Em suas pesquisas, se especializou em análise do populismo e do imperialismo, e na década de 1990 deu foco à critica da nova ordem global. Foi um pensador bastante devotado à compreensão das diferenças sociais, das injustiças associadas a elas e de como superá-las.
Depois de se aposentar foi para a PUC-SP, integrou a equipe de pesquisadores do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), foi professor visitante e conferencista em universidades européias, norte-americanas e latino-americanas, entre outras coisas. Voltou a lecionar em universidades públicas como professor na Universidade Estadual de Campinas.
Fez parte da chamada “Escola Paulista de Sociologia”, que criou uma nova idéia sobre o preconceito racial no Brasil, e nos últimos anos de sua vida dedicou seus estudos ao tema globalização.
Algumas de suas principais obras são:
- “A Formação do Estado Populista na América Latina”: o livro está dividido em três partes. Na primeira, Octavio Ianni procura delinear a perspectiva na qual examina o tema, enunciando tanto os termos da problemática como as dificuldades de sua análise.
Na segunda, realiza um balanço crítico das principais interpretações conhecidas sobre o populismo latino-americano. Simultaneamente, explicita alguns aspectos complementares da perspectiva adotada e desenvolve os termos da interpretação que lhe parece convincente.
Na terceira parte, por fim, dedica-se a uma discussão - às vezes geral,