Asfalto
ASFALTO
RIO GRANDE, 02 DE MARÇO DE 2012
1 . Introdução
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
1.1 Caracterização do ambiente
Após a extração dos poços, o petróleo é transferido por oleodutos ou navios petroleiros até terminais marítimos. Desses portos, o produto é transportado, para as refinarias para a obtenção dos derivados.
Os derivados do petróleo são obtidos em processos básicos de refinação: destilação atmosférica e a vácuo. Tanto são originados produtos acabados quanto componentes que entrarão na transformação e acabamento de outros produtos.
Os produtos derivados do petróleo produzidos nas refinarias podem ser reunidos nos seguintes grupos:
. Combustíveis: gasolinas, gás natural e glp, óleo diesel, óleo combustível, querosene de aviação, bunker (combustíveis marítimos).
. Lubrificantes: óleos lubrificantes minerais, óleos lubrificantes graxos, óleos lubrificantes sintéticos, composição betuminosa.
. Insumos para a petroquímica: nafta, gasóleo.
. Especiais: solventes, parafinas, ASFALTO, coque verde de petróleo, alcatrão.
2. Asfalto
A palavra "asfalto" se originou do antigo acádico "asphaltu" ou "sphallo" que significa esparramar. Posteriormente, devido a sua utilização como material aglutinante, passou a significar firme, estável, seguro. De um passado distante até o presente, o asfalto tem sido usado como um cimento para colar, revestir e impermeabilizar. É na verdade um dos mais versáteis produtos da natureza. O asfalto é um dos mais antigos materiais da natureza, sendo usado desde os primórdios da