Asfalto ecologico
ASFALTO ECOLÓGICO SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 MATERIAIS CONSTITUINTES 3
3 PROCESSO DE PRODUÇÃO 5
4 PROPRIEDADES 7
5 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 10
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, um dos temas mais discutidos e relevantes em qualquer sociedade é a sustentabilidade ambiental. Este assunto tem tomado dimensões consideráveis, pois a sociedade está percebendo que os impactos causados pelos abusos na exploração dos recursos naturais afetará negativamente a sua própria existência. Neste contexto, a construção civil é um dos setores produtivos que mais utilizam recursos naturais e degradam o meio ambiente com a exploração ambiental e produção de resíduos.
Diante deste panorama, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para reduzir os impactos ambientais com a exploração de matérias-primas e reciclagem e reaproveitamento de resíduos.
Um material que incorpora este novo conceito de sustentabilidade é o asfalto-ecológico ou asfalto-borracha. Apesar de ser amplamente utilizado nos Estados Unidos há mais de 40 anos, o asfalto-ecológico só começou a ser desenvolvido e implementado no Brasil no início dos anos 2000. Algumas pesquisas chegam a afirmar que há mais de 8 mil quilômetros de estradas pavimentadas com asfalto-ecológico no Brasil. O número ainda é pequeno se comparado aos EUA, mas as grandes concessionárias têm aumentado o interesse e uso do asfalto-ecológico pelas suas características e propriedades físicas.
Além de reutilizar um material antes considerado passivo ambiental o pavimento feito com borracha tem maior durabilidade e melhora o conforto nas viagens, pois reduz o ruído provocado pelo atrito do pneu com o asfalto e causa menor dispersão de água da chuva. Essas vantagens compensam o custo até 50% maior do que o asfalto convencional.
2 MATERIAIS CONSTITUINTES
O asfalto-borracha, também conhecido como asfalto-ecológico, é