asddasddd
1134 palavras
5 páginas
Trefilação1.0 Introdução
1.1 Histórico
Como todo processo fabril e industrial a refiliação surge através da necessidade da fabricação de fios metálicos finos, sendo este processo restrito a utilização de metais preciosos devido a sua maleabilidade, os metais não assim tão nobres tinham sua utilização através de formas chatas obtidas pelo martelamento manual.
As primeiras aparições tem sua origem na Alemanha e França no século XIII por trações manuais, sendo adotado o processo de industrialização apenas nos EUA.
O processo em si não sofreu grandes modificações desde então, as geometrias e estruturas das fieiras permanecem basicamente as mesmas, tendo sua maiores mudanças apenas no processo metalúrgico, com uma melhoria expressiva com a utilização do metal – duro.
1.2 O Que é a Trefilação?
A tefilação é um processo de fabricação para obtenção de arames, barras finas ou perfis preferencialmente cônicos ou cilíndricos, ocos ou não, de dimensões pequenas em sua maioria.
A trefilação consiste na redução da secção transversal do material através de escoamento material obtido pelo seu rearranjo molecular através da tração, uma vez que o volume e constante obtemos o aumento do comprimento dos perfis trefilados.
2.0 Trefilação
O processo de trefilação como dito anteriormente se é obtido pela tração do material através de uma matriz causando em escoamento plástico do material a ser trefilado devido aos esforços de compressões resultantes entre o material e a matriz.
Com a redução sucessiva de diâmetro obtemos barras e perfis com as dimensões desejadas, tendo a maioria dos processos sua realização a frio ocorre o encruamento com alteração das propriedades mecânicas do material do fio, reduzindo assim sua ductilidade e aumentando sua resistência mecânica.
No caso dos processos a frio o processo de trefilação constitui se classifica como um processo de conformação mecânica realizada a frio a uma temperatura de trabalho abaixo da temperatura de