asdasdasdasd
Para entendermos melhor o termo jogos populares, é preciso um estudo mais abrangente sobre a nossa cultura.
Os jogos populares são formas de estabelecer um elo entre culturas diversas e viver no corpo a memória de várias gerações. Reis, imperadores, plebeus, índios, chefes de Estado, todos um dia tiveram aproximação com os jogos populares.
Histórico
Quando falamos sobre a origem dos jogo populares nos reportamos ao possível surgimento, mesmo sem ter um criador específico. Enquanto que a trajetória histórica aborda o desenvolvimento desse jogo; as transformações que sofre no tempo e no espaço.
A possível origem da amarelinha está no “Livro dos Mortos do
Antigo Egito”, considerado o primeiro livro da humanidade.
Uma das características dos jogos populares, é que as mudanças dentro do jogo, ficam a critério dos participantes, e para que possam ser desenvolvidas não se faz necessário a utilização de materiais industrializados, sua pratica é realizada em convívio harmonioso, de forma livre espontânea e prazerosa, sendo uma manifestação desenvolvida desde os tempos mais antigos, que visa a ludicidade.
O que são jogos populares?
Jogos populares são jogos ou brincadeiras de domínio público, caracterizados pela transmissão oral registrada por diferentes gerações. Esses jogos vão sendo reconstruídos e recriados pelas crianças, ao longo do tempo, apresentando variações de regras. Podem ser jogos de tabuleiro, como dominó, damas, ludo, ou brincadeiras como amarelinha, bola de gude, cabra-cega, cinco Marias e tantas outras.
Os jogos populares fazem parte da cultura popular, do folclore de um povo.
TIPOS DE JOGOS POPUPLARES:
CABRA-CEGA
É um jogo que aparece em quase todos os países, tem seu registro próximo ao terceiro século antes de cristo entre os romanos com o nome de Murinda. Já na Alemanha = Vaca-cega, Espanha = Galinha-cega, EUA = Blindman Buff.
ESCONDE-ESCONDE, MANJA
Também conhecida em Pernambuco como “31