PERGUNTAS E RESPOSTAS
Definição: É o conjunto de direitos a disposição da empresa.
Avaliação do Ativo: Os ativos são avaliados por um valor de custo (entrada) e passivos (exigibilidade), pois necessário sacrificar ativos para pagar os passivos .
Custo histórico (original ): É quando custa para empresa adquirir algum ativo. Mas se for uma mercadoria veiculo ou equipamento o valor original ou custo histórico vai ser o valor acordado entre a empresa e vendedor.
Custo histórico corregido: É a correção dos valores originais dos ativos por algum índice geral de preços, ou seja são corrigidos pela variação do poder aquisitivo médio geral da moeda.
Custo de reposição corrigido: É a reposição de um ativo por outro, em estado novo, porem, homogeneizando-se as demonstrações contábeis em termos de poder aquisitivo de uma mesma data, ou seja, é trazer para o presente os valores a pagar e a receber com os devidos reflexos nas demais contas.
Ativos intangíveis: É a diferença entro o valor contábil e valor de mercado de uma empresa. É o valor agregado a empresa, mas que é subjetivo, não visível, não é palpável como: a imagem, reputação, nome , marca, ponto comercial, patentes, direitos autorais, capacidade intelectual (capital intelectual) da empresa.
Definição e critérios de avaliação do passivo: Definição: São a s exigibilidades que a empresa tem, ou seja, uma obrigação que é o dever de cumprir de certa forma.
Pagamentos: É uma liquidação de uma exigibilidade(obrigação), onde a empresa entregar seus recursos ( ativos ) para garantir o direito de outra empresa(contratante), ou seja, é utilizar de seus recursos para pagar suas obrigações.
Provisão: É o qual substancial de uma estimativa e são utilizados para mensurar algumas exigibilidades.
Classificação do passivo:
a) Exigíveis onerosos e não onerosos: Exigíveis Onerosos: São aqueles que custam as empresas mensalmente, também chamados de passivos financeiros. Exemplos: