Asdasd
Conceito – Ação Social
Significado para o autor –
A sociedade em Weber é vista como um conjunto de esferas autônomas que dão sentido às ações individuais. Mas só o individuo é capaz de realizar ações sociais. A ação social é uma ação cujo sentido é orientado para o outro. Seja ela para o “bem” ou para o “mal” do outro. A ação social não implica uma reciprocidade de sentidos: o outro pode nem saber da intenção do agente.
Para Weber há quatro tipos de ação social: ação social tradicional, ação social afetiva, ação social racional quanto aos valores, ação social racional quanto aos fins.
Ação social tradicional é aquela que o individuo toma de maneira automática, sem pensar para realizá-la.
Ação social afetiva implica uma maior participação do agente, mas são respostas mais emocionais do que racionais, como nas relações familiares. Para Weber, as duas primeiras não interessam à sociologia
Ação racional com relação a valores é aquela que o sociólogo consegue construir uma racionalidade a partir dos valores presentes na sociedade. Esta ação requer uma ética de convicção, um senso de missão que o indivíduo precisa cumprir em função dos valores que ele preza.
Ação racional com relação aos fins é aquela que o individuo escolhe levando em consideração os fins que ele pretende e os meios disponíveis para tal. A pessoa avalia se a ação que ela quer realizar vale a pena, tendo em vista as dificuldades que ele precisará enfrentar em decorrência de sua ação.
Aplicação na engenharia –
Conceito – Classes sociais
Significado para o autor – Classe para Weber é o conjunto de pessoas que tem a mesma posição diante do mercado. Há dois tipos básicos de classe, as que possuem algum tipo de bem e as que não têm bens. Mas as classes também se diferenciam pela qualidade dos bens possuídos. As classes estão ligadas à esfera econômica da vida social. Para Weber, a esfera econômica não tem capacidade de produzir um sentimento de pertencimento que seja capaz de gerar