asda
2013/2014
Vantagens e riscos da clonagem Trabalho realizado por:
•
João Domingues nº;
•
João Pereira nº14;
•
Juan Ramos nº18;
•
Ricardo Pereira nº24.
Escola Secundária/2/3 Padre Alberto Neto
2013/2014
Introdução
As descobertas científicas e as suas aplicações a nível prático trouxeram muitos benefícios para o ser humano e transformaram completamente o modo de vida de todos nós.
A Ciência e a técnica revolucionaram os processos produtivos e as formas de viver do Homem: aumentaram o seu poder sobre a Natureza, contribuíram para melhorar as suas condições de vida (nomeadamente no aumento da esperança de vida, na melhoria das condições de trabalho, de acesso à educação e formação, na oportunidade de proporcionar maior conforto e mais diversão e na libertação de medos, doenças, crenças e preconceitos sem fundamento, que a Ciência veio desmistificar).
Escola Secundária/2/3 Padre Alberto Neto
2013/2014
Tese
A clonagem humana é eticamente aceitável em determinados casos, com base na Teoria Consequencialista.
Escola Secundária/2/3 Padre Alberto Neto
2013/2014
Em que consiste a clonagem humana? Existem várias formas de definir clonagem humana.
A clonagem está definida como:
“a produção de organismos geneticamente idênticos através da transferência nuclear de células corporais”.
Este é o processo pelo qual o núcleo de uma célula constituinte da estrutura de um organismo já existente é transferido para um oócito (célula germinal feminina que está em processo de ser convertida num óvulo maduro) do qual o núcleo foi removido.
Podemos falar em clonagem humana para fins reprodutivos e para fins terapêuticos. A clonagem reprodutiva tem por objectivo o nascimento de crianças, enquanto que a clonagem terapêutica tem por objectivo a obtenção de tecidos ou órgãos destinados a fins médicos.
Em relação à Clonagem Reprodutiva, toda a criança tem o direito de nascer
de