TCC rna
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Campus Universitário de Marabá
APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS NA INVESTIGAÇÃO E ASSOCIAÇÃO DE FENÓTIPOS KIR COM PREDISPOSIÇÃO À HANSENÍASE: ESTUDO COMPARATIVO
Richard Assis Rocha
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Universidade Federal do Pará, como parte dos requisitos necessários para obtenção do Título de Bacharel em Sistemas de Informação.
Orientador: Profª. Leila Weitzel Coelho da Silva, Msc.
MARABÁ
2008
Resultados da Rede SOM
O software utilizado foi desenvolvido em Excel® por O’Sullivan & Saha (1999) e tem livre distribuição. Na fase inicial, foi recomendado a retirada, sem perda da generalização, da Coluna 13 referente à variável 3DL2 por esta apresentar todas as linhas com o mesmo conteúdo. A Função de Vizinhança utilizada foi a Gaussiana, a taxa de aprendizagem inicial foi de 0,9 e decaimento exponencial em um total de 600 ciclos de treinamento. Foram atribuídos valores iniciais aleatórios aos pesos e também quanto ao número de neurônios.
No primeiro teste foi optou-se inserir apenas 4 neurônios formando um total de 16 entradas no Grid. Os resultados do primeiro teste podem ser avaliados na Figura 10.
Figura 10: Resposta da simulação no Grid neuronal do primeiro teste
Foram observados 4 clusters na primeira simulação, na Tabela 21 tem-se o total de registros encontrados em cada cluster e a posição de cada um no Grid.
Tabela 21: Tamanho dos clusters no primeiro teste Tamanho do Cluster
Cluster 1
Cluster 2
Cluster 3
Cluster 4
4
10
84
111
Posição do Cluster no Grid
Cluster 1
Cluster 2
Cluster 3
Cluster 4 linha 1
1
1
1
coluna
1
2
3
4
As Tabelas 22 e 23 mostram respectivamente os valores da média e da variância da amostra em cada cluster. Observa-se que as maiores médias estão relacionadas às variáveis 2DL4, 3DL3, com média igual a 1,0. Já as menores participações em todos os clusters