Miguel fernandes
1- As acetabularias (fotografia à esquerda) são algas verdes marinhas, com 2 a 3 cm de altura, constituídas por uma base ou pé, onde está o núcleo, e um caulículo, na extremidade do qual se diferencia um “chapéu”. Hammerling utilizou, em experiências efectuadas, duas espécies: Acetabulária mediterrânea e Acetabulária crenulada, que diferem morfologicamente apenas na forma do “chapéu”. Efectuou a transplantação cruzada dos núcleos das 2 espécies, conforme se pode observar na figura, que mostra os resultados obtidos.
1.1- Esta experiência confirmou que é o: (transcreve a letra correspondente à opção correcta) A- núcleo que contém a informação que determina as características específicas dos seres vivos; B- citoplasma que contém a informação que determina as características específicas dos seres vivos; C- DNA que contém a informação que determina as características específicas dos seres vivos; D- RNA que contém a informação que determina as características específicas dos seres vivos.
1.2- As acetabularias são algas verdes marinhas: (transcreve a letra correspondente à opção correcta) A- unicelulares e procariontes; B- unicelulares e eucariontes; C- multicelulares e procariontes; D- multicelulares e eucariontes. 1.3- Se as acetabularias tivessem sido transferidas, após a transplantação cruzada dos núcleos, para um meio com enxofre (S) e fósforo (P) e radioactivos, não seria de esperar que, quando medida a radioactividade durante o processo de regeneração dos chapéus, esta fosse encontrada: (transcreve a letra correspondente à opção correcta) A- nas proteínas do novo “chapéu”; B- no DNA; C- no mRNA; D- no tRNA.
PROPOSTA DE CORRECÇÃO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9490
DNA E SÍNTESE PROTEICA
2- Na grande maioria dos procariontes, a informação genética encontra-se de uma forma compacta e não “fragmentada”, como se verifica nos eucariontes. Assim, nestes seres, o mRNA tem o mesmo tamanho que a cadeia de DNA utilizada na sua