Ascaridíase
7º semester de Enfermagem
ASCARIDÍASE
Descrição
Doença parasitária do homem, causada por helminto. Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia e quando há grande número de parasitas pode ocorrer quadro de obstrução intestinal.
Fisiopatologia
O principal modo de contágio e a ingestão de ovos infectantes do parasita Ascaris lumbricóides cujo período de incubação até o desenvolvimento da larva infectante no exterior é de aproximadamente 20 dias, permanecendo no solo, água e alimentos contaminados por fezes humanas.
Após a ingestão, os ovos d liberam larvas que caem na circulação sanguínea. Essas larvas passam pelo fígado, coração e pulmões. Ao atingirem os pulmões, instalam-se nos alvéolos pulmonares, onde absorvem mais oxigênio e nutrientes para crescerem. Nessa fase, podem aparecer alguns sintomas como tosse seca, irritação brônquica, dificuldade respiratória e febre. As larvas permanecem nos alvéolos pulmonares até crescerem, para então subirem em direção a faringe, de onde são engolidas novamente. Passam pelo tubo digestivo, e completam seu desenvolvimento ao chegarem ao intestino delgado, atingindo a fase adulta, se reproduzindo e dando início ao ciclo novamente.
O período de incubação entre a ingestão do ovo e a chegada do parasito adulto ao lúmen intestinal dura cerca de dois meses.
Manifestação Clínica
A ascaridíase pode causa dor de barriga, diarreia, náuseas e falta de apetite ou nenhum sintoma. Quando há um grande número de vermes pode haver quadro de obstrução intestinal. A larva pode contaminar as vias respiratórias, fazendo o indivíduo apresentar tosse, catarro com sangue ou crise de asma. Se uma larva obstruir o colédoco pode haver icterícia obstrutiva, no entanto, na maioria dos casos a ascaridíase permanece assintomática.
Causas comuns do aparecimento da doença
A contaminação por Ascaris lumbricóides ocorre pela ingestão de água ou