asas
CALOR
Calor é energia térmica em trânsito entre
corpos de diferentes temperaturas.
Considere dois corpos A e B em diferentes temperaturas TA e TB, tais que a temperatura do corpo A seja maior que a temperatura do corpo B;
Cada corpo possui energia térmica e essa energia é transferida do corpo de maior temperatura, no caso acima A, para para o corpo de menor temperatura (corpo B);
A transferência da energia térmica cessa no momento em que os dois corpos atingirem a mesma temperatura: o EQUILÍBRIO TÉRMICO.
. Calor Sensível quantidade de calor que um determinado corpo cede ou recebe, quando variar sua temperatura. Causa a variação de temperatura de um sistema.
Calor Latente quantidade de calor que um determinado corpo cede ou recebe, quando mudar sua fase ou estado físico. Durante a mudança de estado a temperatura permanece constante.
Calor Específico (c): corresponde à quantidade de calor que se deve fornecer ou retirar de uma massa unitária da substância, para variar de 1°C a sua temperatura. Depende da substância.
EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA CALORIMETRIA
Definimos a capacidade térmica, C, e o calor específico, c, respectivamente, como segue:
Q
C
t
C c m
Isolando C na segunda equação e substituindo-o na primeira, obtemos:
Q m.c.T
Que
Macet
e ! ...
Q m.c.T onde: Q quantidade de calor m massa c calor específico
T variação de temperatura Observações:
T > To T > 0 Q > 0 (calor recebido pelo corpo: o corpo ganha calor)
T < To T < 0 Q < 0 (calor cedido pelo corpo: o corpo perde calor)
Capacidade Térmica de Um Corpo (C): quantidade de calor necessária para que a temperatura do corpo varie de 1°C. Depende da massa do corpo e da natureza da substância.
+2
equaçõe s ...
Unidades:
No SI J/K
Prática cal/°C
C m.c
comi muita coxinha ...
Q
C
T
comi quibe à tarde ...
MUITO IMPORTANTE!
A
capacidade