asas
Questões Sobre a Apologia
a) Segundo Sócrates, qual é o papel do filósofo? Para Sócrates o filósofo deve ter a liberdade de pensar, em seu método, baseado na ironia e no diálogo, tem o objetivo de criar (“parir”) ideias. Segundo Sócrates, uma vida que não é refletida, não vale a pena ser vivida.
b) Como podemos entender a afirmação de Sócrates que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”? Sócrates prezava pela liberdade de pensamento, dizia que tínhamos um daimon interior, onde questionar a si e aos outros é o maior bem, é dar sentido a vida. Desta forma percebemos como o papel do filósofo ia além de questões cotidianas, tinha a necessidade de questionar, isso fazia parte do filósofo.
c) Como Sócrates responde as acusações que lhe são feitas? Sócrates poderia admitir que estava errado, poderia vir a pagar uma multa, contratar um bom advogado, contudo preferiu fazer uma própria defesa, sendo que ser recusava a dizer o que os jurados queriam ouvir (seu lamento, seu sofrimento). Tinha como pensamento que nem na guerra, nem no tribunal devemos escapar da morte, ele não tinha medo de morrer defendendo suas idéias.
Questões sobre Criton
a) Por que, segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas? Em seu julgamento, Sócrates não quis ser defendido, preferindo morrer com a defesa que viesse a fazer, do que com outra defesa. Ele acreditava que as Leis deveriam ser cumpridas como também acreditava que não deveria fugir, sendo que preferiu morrer a ter que negar ensinar.
b) Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem a proposta de Criton para que Sócrates fuja para o exílio? c) A condenação de Sócrates, tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio, como quer Críton, ou a fuga significaria responder a uma injustiça com outra? Qual argumento de Sócrates a esse respeito?