asas
Físicos
Clima – Quatro zonas climáticas que estão no território russo, são elas: Ártica, Subártica, Temperada e a Subtropical. Elas determinam o clima da Rússia com quatro estações: Um inverno longo com vários dias de neve, uma primavera temperada, um verão curto e quente e por fim, um outono de dias chuvosos. As temperaturas médias não são constantes em praticamente todo o território russo. Elas variam sendo, por exemplo:
Em Janeiro de -1°C a -50°C
Em Julho de 1°C a 25°C
Na Sibéria Norte e no Norte do Oriente Extremo, ficam além do círculo polar, com noites de 60 dias e um solo congelado.
Relevo – O relevo russo é variado com a dominação de planícies e de vales. No seu território europeu, a planície ucraniana e a planície russa que se finalizam nos Montes Urais. As planícies continuam na Sibéria até se esbarrarem nos planaltos da Sibéria Central.
Hidrografia – Drenado por 120.000 rios, no território russo, destacam-se:
Dnieper , Volga (3.688 km) e Don (1.950 km) para a geração de energia através de hidrelétricas, e também o escoamento de produção através de canais artificiais, que liga-os com o mar.
Amu Daria e Syr Daria, importante para irrigação no sul russo.
Lena (4.400 km), Ob (3.650 km) e Ienissei (4.093 km), que percorrem a Sibéria sendo utilizados bastante para a geração de energia.
Também destacamos o Mar Negro e o Mar Cáspio de onde a Rússia obtêm petróleo e peixe, importantes frutos econômicos. Os grandes lagos, como o Ladoga, o maior da Europa, e na Rússia podemos encontrar a maior bacia hidrográfica da Ásia, a bacia do Obi com 2.975.000 m².
Vegetação – Quando falamos da vegetação russa, temos de lembrar-se de dois nomes fundamentais, Tundra e Taiga. A Tundra, no norte russo que fica em torno do Circulo Polar Ártico, a Tundra, de vegetação rasteira formada por líquens, musgos e mofos, de um inverno de 8 a 9 meses, a deixando congelado por grande parte do ano. Por conta da liberação de metano, a Tundra vem se