mercado de trabalho
O processo de escolha de pessoas sofre influencia do mercado de trabalho. Quem contrata seja qual for o tamanho da empresa, deve ter meios de analisar o mercado de trabalho, suas características e o momento especifico em que se encontra. Selecionar empregados em situações nas quais existem muitas empresas da mesma natureza, disputando um mesmo tipo de candidatos (como ABC Paulistas e suas montadoras, por exemplo), é bastante diferente de selecionar onde existe apenas uma empresa de um determinado segmento e mão de obra abundante. Atualmente, a configuração do mercado de trabalho ganhou impacto da globalização, provocando profundas reestruturações.
A migração de mão de obra entre regiões e paises é fato antigo. A busca por melhores oportunidades atraiu imigrantes para o Brasil em diversas épocas da sua historia e, em anos recentes tem motivado a emigração de brasileiros para os Estados Unidos e paises as Europa. O que há de novo surge em função do avanço tecnológico. Hoje, é possível contratar profissionais de qualificações diversas e salários competitivos, como teleworkers profissionais que trabalham em suas casas,ou em outros locais distantes das instalações físicas da empresa. O mercado de trabalho, com o advento da Internet, tornou se um verdadeiro mercado aberto, não controlado pelas empresas isoladamente e não restrito por áreas geográficas.
Diferentemente dos tradicionais movimentos migratórios de mão de obra, quando a tecnologia permite que se contrate pessoa em qualquer parte do mundo, a analise do mercado de trabalha ganha novas mudanças e amplia enormemente.
HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori et al. (Org.).Gestão do Fator Humano: Uma visão baseada em Stakeholders. 2. ed. Sao Paulo: Saraiva, 2008. 386 p.
Observação: no Brasil existe um site chamado observatório do mercado de trabalho nacional é um Órgão de assessoramento técnico do Ministério do Trabalho e Emprego,