As vertentes do Desenvolvimento
A nível mundial tem-se verificado um crescimento do PIB per capita, mas no entanto continua haver alguns desequilíbrios acentuados:
Cerca de mil milhões de pessoas nos países em desenvolvimento ainda vivem muito abaixo do limiar de pobreza, ou seja, as pessoas dessas regiões vivem com menos de 1 dólar por dia.
O PIB per capita dos países da OCDE é 17 vezes mais alto do que os países da África Subsariana.
28 países, entre os quais 15 da África subsariana e 6 da Europa Central e Oriental/CEI, registaram taxas de crescimento anual do PIB per capita negativas ( 1990 e 2005 ).
O crescimento do PIB per capita tem sido maior nos países da Ásia Oriental e Pacifico e da Ásia Meridional. Apesar de muitos países em desenvolvimento apresentarem taxas de crescimento do PIB per capita mais altas, as desigualdades de rendimento em termos absolutos entre países ricos e pobres continuam a aumentar.
Segundo a lista de 2007, havia 946 milionários com fortuna superior a mil milhões de dólares.
Nos países em desenvolvimento a viver abaixo do limiar de pobreza diminuiu de 1250 milhões para 980 milhões, entre 1990 e 2004.
Na União Europeia, a prosperidade económica não atinge todos os países por igual, mas por outro lado existem grandes contrastes na distribuição do PIB per capita.
Acesso á educação
Ao longo dos anos tem-se registado grandes progressos á escala mundial:
As taxas de alfabetização de adultos subiram em todas as regiões e grupos de países, reduzindo-se em 100 milhões o número de pessoas analfabetas no mundo.
As taxas de matrícula no ensino básico aumentaram no conjunto dos países em desenvolvimento e a desigualdade entre géneros esta a diminuir.
Apesar disso havia muito a melhorar:
As mulheres representam cerca de dois terços do analfabetismo entre adultos, o que também acontecia na década de 1990.
Aproximadamente 115 milhões de crianças continuam a não frequentar a escola e quase 62 milhões dessas crianças são raparigas.
Muitos