As varias faces do Brasil
Observe as fotos
As imagens indicam um pouco da diversidade de povos e culturas que encontramos no Brasil.
No início encontravam-se aqui os povos indígenas.
Depois chegaram os portugueses, e, mais tarde, houve uma forte presença de africanos, europeus e asiáticos.
Esse conjunto de povos criou cidades e introduziu diferentes hábitos.
Assim como aconteceu com os italianos e com os japoneses, muitos filhos, netos e bisnetos dos imigrantes guardam tradições e costumes dos antepassados.
Como São Paulo já recebeu imigrantes de várias partes do mundo, essas tradições e costumes hoje fazem parte da vida e da cultura da cidade.
Aliás, a diversidade de culturas e de tradições está presente em todo o território nacional. O brasileiro é um povo de múltiplas origens, costumes e cores.
Essa extrema diversidade cultural é produto de uma história marcada pela convivência, pela miscigenação (mistura de povos e culturas) e, também, pelo conflito. A imigração para o Brasil
Inicialmente a América não recebeu uma diversidade significativa de imigrantes: para cá vieram principalmente os colonizadores portugueses e os negros escravos africanos.
A imigração começou para valer depois que o Brasil se tornou independente. Desde 1822, mais de 5 milhões de imigrantes dos mais diversos países do mundo, principalmente europeus, vieram para cá.
Os imigrantes foram atraídos para ocupar uma parte do território que era bastante disputada com os espanhóis.
Vista de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, em 1999. A cidade foi fundada por imigrantes suíços, durante o período joanino.
As colônias de imigrantes no Brasil meridional
Desde o início da colonização, os portugueses descobriram que a Campanha Gaúcha, no sul do atual estado do Rio Grande do Sul, era excelente para a