Construcões de barragens
Foram apresentados para o Tema 100, particularmente no que tange à construção de Barragens um total de 16 trabalhos, todo s eles enquadrados dentro do tema em questão. Destes aproximadamente 60% dos trabalhos se dedicaram aos processos construtivos, 20% à tecnologia de materiais e os demais 20% à melhoramentos e manutenção de projetos em operação. Dos 16 trabalhos apresentados 3 foram de origem estrangeira (Equador, Egito e Venezuela) e os demais trabalhos nacionais provenientes de profissionais de empresas públicas e privadas. A continuação se apresenta uma compilação do estado da arte na construção de barragens, seguido do relato com descrição sumarizada dos trabalhos.
MELHORES PRÁTICAS DE ENGENHARIA NA CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS
INTRODUÇÃO
Quando fomos convidados a colaborar como relator de parte do Tema 100, particularmente no que diz respeito à construção de barragens nos sentimos confortáveis, pois atuamos neste meio, colaborando com a Construtora Norberto Odebrecht S.A. que tem um vasto histórico nesta atividade. A Odebrecht tem sido várias vezes reconhecida internacionalmente por publicações especializadas como uma das primeiras no ranking das construtoras internacionais de barragens, participando de mais de 80 barragens no Brasil e no exterior perfazendo um total de 58 mil MW de potência instalada em seus projetos dos quais mais de 52 mil em hidroelétricas além de 280 Km de túneis. Este histórico nos faz orgulhar da engenharia nacional, para a qual cada um de nós, nas suas diferentes modalidades, contribuiu.
Embasados nos conhecimentos obtidos nos diferentes ambientes onde participamos e associando a experiência de várias equipes apresentamos a seguir resumidamente as melhores práticas na construção de barragens.
DIFERENTES TIPOS DE BARRAGENS
Uma barragem é uma construção destinada à retenção de líquidos e na grande maioria das vezes à acumulação de água. Sua origem é tão remota que ousamos dizer que a