As Tribos Urbanas
Angela de Jesus Andrade - RA: T13529-0
TRIBOS URBANAS - HIPPIES
SÃO PAULO
2014.
As tribos urbanas, também chamadas pelos sociólogos de subculturas ou subsociedades são grupos formados nas cidades metropolitanas ou regionais. Tem como objetivo principal estabelecer rede de amigos, que possuam interesses comuns. Esses grupos apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e nas maneiras de se vestir. Punks, são um exemplo de bem conhecidos de tribo urbana. A expressão 'tribo urbana' recebeu este nome pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, que começou a usar esta expressão a partir de 1.985. segundo este sociólogo, o fenômeno da tribs urbanas se constitui nas diversas redes como, grupos de afinidades e de interesses, e que, o que está em jogo é a potência contra o poder. Ainda, que não haja força suficiênte para derrubar o poder.
As características da tribos urbanas, é ser informal, o que as diferi das demais organizações que são ligadas ao burguesismo, ao qual rejeita a emoção e os pensamentos coletivos. O neotribalismo pratica uma solidariedade orgânica, que busca um encontro com a solidariedade mecânica dos indivíduos racionais, dentro do capitalismo.. Esses grupos não têm projetos ou objetivos específicos, mas há o partilhamento no aqui-agora. elas reforçam e favorecem uma relação com o ambiente social.
Há dois lados nas tribos urbanas, a que é expressada pela tolerância, e a outra que é a exclusão do diferente. Não há uma posição de frontamente ao poder polítio, mas as tribos não são passíveis, simplesmente evitam. As rivalidades entre tribos urbana têm sido registradas desde os anos 60 na Inglaterra, e desde então só vem aumentando os conflitos. Pode-se destacar os conflitos recentes entre punks e carecas paulistas, cujo fato mais marcante foi quando os carecas do ABC obrigaram dois jovens a pular de um metrô em