As Transformações Pelas Quais O Mundo Do Trabalho Vem Passando Desde Então São Importantíssimas Para Que Se Compreenda A Organização Atual Dessas Relações
Foi com a Revolução Industrial, que começou o desenvolvimento de estudos sobre as condições de trabalho. A partir de então, o homem que antes desenvolvia atividades no campo, trabalhando como artesão, passou a trabalhar com máquinas e equipamentos que ofereciam maiores riscos a sua saúde. Os processos de produção que antes eram artesanais passam a ser industrializados, iniciando assim outra forma de organização do trabalho tendo em vista o uso intensivo de máquinas.
A divisão do trabalho na produção começa com a análise do processo de trabalho”, ou seja, a divisão do processo de trabalho em seus elementos constituintes. Entretanto, esta primeira forma de parcelamento de trabalho foi e será prática comum “em todos os ramos e ofícios”. Ele esclarece que o mesmo trabalhador adota vários expedientes e recursos para o parcelamento de operações que permitam produzir maiores quantidades de mercadorias “com menos trabalho e maior economia de tempo”.
Racionalização do trabalho nada mais é que a interação dos profissionais com a rotina de trabalho, realizando suas atribuições com dinâmica. Sejam em grandes montadoras ou em uma feira livre, por exemplo, deve-se racionalizar os movimentos, economizar tempo e material, otimizando assim, a qualidade dos serviços prestados e o produto final, tornando-se assim mais produtivos.
Concepção contemporânea do trabalho
A concepção do trabalho contemporâneo deve ser aquela que leva o individuo à satisfação pessoal em seu trabalho, deve