Trabalho e emprego
Naiane Ashley Ribeiro Pires
Professora: Heidiany Katrine Santos Moreno
Faculdade Metropolitana de Marabá
Engenharia Civil (Enc21) - Sociologia
12/04/2013
RESUMO
Para além das idéias de obrigação,dever ou ganha-pão,não apenas diferencia-se a noção de trabalho daquela do emprego (vista como uma determinada ocupação, uma relação contratual entre patrão e funcionário), mas também configura o termo trabalho em seu sentido mais amplo. Baseando-se nas obras dos clássicos da sociologia, compreende-se o trabalho como atividade consciente de transformação da natureza, que promove, ao mesmo tempo a realização plena das capacidades e potencialidades humanas. Fenômeno central no estudo das sociedades, o trabalho produz e é produto das condições econômicas, tecnológicas, históricas e sociais dos contextos de que surge e sobre os quais atuam. Partindo desta perspectiva ampla, as particularidades das sociedades industriais capitalistas, as diferentes formas de organização da produção, as crises econômicas, o movimento sindicalista, o processo de globalização, o desemprego, as motivações subjetivas do trabalhador, a relação entre trabalho e lazer são os principais fatos que fornece perspectivas fundamentais para o estudo deste fenômeno que pode ser considerado definidor da própria idéia de humanidade.
Palavras-chave: Sociologia,Trabalho,Emprego,Ensino de Sociologia
1 INTRODUÇÃO
A Sociologia do trabalho é o ramo da Sociologia voltado ao estudo das relações sociais no mundo do trabalho,a princípio, incluindo basicamente empresas e sindicatos e às implicações sociais da relação entre trabalho e técnica.
A palavra "trabalho" evoluiu da palavra latina Tripalium,castigo que se dava aos escravos preguiçosos e, historicamente, o trabalho foi considerado como uma atividade depreciável. Os gregos da Idade de Ouro pensavam que só o ócio criativo era digno do homem livre. A escravidão foi considerada pelas mais diversas civilizações como a forma natural e mais