As transformações do trabalho do enfermeiro: de florence nightingale ao mundo globalizado
As transformações que vem ocorrendo a partir de Florence até a contemporaneidade, são um processo produtivo e de diversidade no exercício profissional da Enfermagem. A enfermagem cientifica é uma profissão relativamente nova. Mas saúde e doença sempre estiveram presentes desde o passado, nas primeiras eras eram as mães as cuidadosas, as enfermeiras da família, não tinham conhecimento ou técnica, mais cuidavam dos doentes, faziam os partos, funções femininas.
Cuidados de saúde: Considerações da temática em civilizações antigas
Não existem referencias antigas quanto à profissão de enfermagem. As enfermidades eram entendidas como castigos de Deus ou provocadas por espíritos malignos, os povos recorriam a sacerdotes ou feiticeiros que faziam as funções de medico e enfermeiro. Eram utilizados, banhos de água fria ou quente, purgativos que provocaram o vomito para auxiliar no tratamento.
Esses cuidados foram institucionalizando no mundo inteiro, como também novas profissões foram surgindo, não só a de enfermeira mais a de assistente social e obstetra. Foi com Hipocatres o pai da medicina que a crença de que as doenças não eram causadas por espíritos malignos, tinha uma visão heloística de saúde, a qual seus seguidores perderam com o decorrer do tempo.
Nos primeiros séculos da Era Cristã, os ensinamentos de Cristo levaram às mudanças profundas para nas praticas de cuidar. Nessa época, as praticas de saúde da enfermagem aparecem como pratica leiga, desenvolvida por