Enfermagem
Wanda Horta foi à criadora do processo de enfermagem, a Sistematização de Enfermagem visando assistência integral ao paciente. Era composto pelo exame físico, plano assistencial, prescrição de enfermagem, evolução de enfermagem e prognóstico de enfermagem. No ano de 2002 o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) criou uma nova nomenclatura para estes procedimentos que passou a ser conhecida como Sistematização de Assistência em Enfermagem (SAE), baseada na assistência criada por Horta, mas, que o enfermeiro conhecesse o paciente de uma forma mais abrangente.
A SAE é um dos meios que o enfermeiro tem para aplicar seus conhecimentos técnicos e científicos e humanos ao paciente, embora a aplicação desse método pareça para alguns mais um trabalho burocrático que não otimiza o cuidado de enfermagem, pois os mesmos gastam muito tempo escrevendo os passos e esse tempo poderia ser usado para os cuidados no leito. (EVORA, 2005).
Em 1985 surgiram as primeiras publicações na área de informática em enfermagem e eram direcionados aos sistemas de informação hospitalar e sistemas de simulação no ensino de enfermagem (MARIN, 2006). Mas encontrou-se muitas barreiras para essa implementação pois o primeiro é o alto custo desses equipamentos para as instituições hospitalares e o segundo a falta de conhecimento dos funcionários para manusear essa tecnologia. Quando um novo equipamento chega ao serviço de saúde, resistências por parte do ser humano acontecem, pois com a escassez de funcionários e a correria do dia-a-dia, como terão tempo de aprender e manusear mais um equipamento dentre tantas tarefas e o tempo curto?
Pesquisas recentes demonstram que a execução da SAE poderá se tornar mais ágil e simples com o auxílio da informática. Vivemos num mundo que em que tudo fazemos gira em torno da informática e tudo necessita de alguma ferramenta tecnológica. Segundo Évora (1995) o informática na