As tecnologias na sociedade
As tecnologias da comunicação sofreram nestes últimos anos profundas transformações que mudaram por completo os hábitos e a cultura da sociedade actual. Era impensável à 20 anos atrás que hoje pudesse existir um telefone móvel com câmara de vídeo, acessível a qualquer cidadão, que fosse possível comunicar com todo o mundo ou que fosse fácil aparecer na televisão. Contudo a era digital e a sociedade de consumo vieram tornar tudo isto possível.
1. As novas tecnologias e o seu efeito
Comecemos por esclarecer o que é a tecnologia, esta pode então ser definida como a união de todas as áreas de estudos para um propósito comum, simplificando as tarefas diárias do homem ,aumentando assim a competitividade e produtividade. "Tecnologia (do grego τεχνη— "ofício" e λογια—"estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. A tecnologia é de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.
O desenvolvimento tecnológico tem deixado as pessoas impressionadas com as inovações do mercado tecnológico. É devido a este desenvolvimento que temos acesso à informação de uma maneira extremamente rápida. Como num passe de mágica podemos ter acesso a textos contidos em qualquer canto do globo desde que faça parte da rede mundial de computadores.
Com o aparecimento da Internet, passou-se a ter acesso a bancos, supermercados, restaurantes, farmácias, entre muitas