Biografia david ricardo
A primeira se deu na Inglaterra em meados do século XVIII, devido a uma série de transformações no método de produção. Ela se caracteriza pela divisão do trabalho, assim como pela evolução da mecanização que substituía o modo artesanal pelo uso da máquina. O uso da energia a vapor permitiu maior lucro para os empresários e, estes, graças à concorrência capitalista, puderam desenvolver aparelhos cada vez mais tecnológicos e produtivos. Tal fato determinou o avanço da própria economia.
A busca de ganhos gera sistemas produtivos cada vez mais específicos, maiores e mais pesados. As indústrias têxteis e metalurgia procuram produzir em abundância visando ao excedente e ao lucro. Já as outras só produzem a demanda gerando uma escassez encarece a mão-de-obra e elas são levadas a buscar ampliar a produtividade via mecanização crescente.
Com essa revolução, houve também mudanças na esfera social. Isso ocorre, pois os artesãos que antes detinham posse dos meios de produção e da mercadoria foram transformados em proletários. Assim, a força de trabalho deles é que se tornaram mercadorias, sendo obrigados a empregá-la nas fábricas para poderem sobreviver.
Já a Revolução Francesa ocorreu em 1789 e tinha como lema a “igualdade, liberdade e fraternidade”. Ela foi uma expressão contra a antiga idéia absolutista e aristocrática, que privilegiava uma minoria da sociedade. A extensão e a igualdade dos direitos civis e políticos era agora aceitas como condição essencial para a organização de uma vida social. O liberalismo político, sob forma de democracias constitucionais e parlamentares, tornou-se a forma de organização mais adequada ao regime de livre concorrência do capitalismo industrial. Devido a esse episódio, Ricardo passou a ser um dos maiores defensores do liberalismo, tanto no campo político como econômico.
Em sua obra Princípios de Economia Política e