Biografia de david ricardo
Uma breve biografia
Considerado um dos maiores economistas do seu tempo, além de ser cotado como legítimo sucessor de Adam Smith na divulgação da Economia Política, David Ricardo foi o criador da teoria da lei de ferro dos salários, além de suas obras atingirem áreas como política monetária, teoria dos lucros, do valor e do comércio internacional.
Nascido em Londres em 18 de abril de 1772, filho de um comerciante judeu holandês, cresceu no mundo prático dos negócios, afinal, tinha um pai comerciante, e foi operando na Bolsa de Valores de Londres que ficou rico com 21 anos. Com a mesma idade, rompeu religiosamente com a família, já que havia se convertido ao cristianismo para casar com uma jovem, quacker (sociedade religiosa de amigos).
Após tornar-se rico, começa a se dedicar à leitura de textos sobre matemática, química e geologia, e sobre a influência de Adam Smith, começa a se dedicar de forma mais profunda aos estudos das questões monetárias.
Seu Momento Histórico
Um fato de extrema relevância foi o fato de ter vivido na Inglaterra no período da Primeira Revolução Industrial, pois assim pode presenciar um grande avanço tecnológico e processos de transformações sociais que tornavam a produção industrial autônoma, ou seja, sem o controle de produtores diretos. Esse novo ciclo econômico causava o aumento dos lucros dos empresários e aumento do desemprego e miséria.
Na Inglaterra o processo de cercamentos ou “enclousers” estava sendo completado. A vida no campo para de ser uma opção pros camponeses, que buscaram ir para as cidades a procura de empregos. Porem, as condições de trabalho naquela época eram duras e rigorosas, e para muito, não pagava o suficiente para usufruir de uma qualidade digna de vida, apenas o suficiente para subsistir.
Com esse assédio sobre a população, a taxa de miséria e de mortalidade da classe trabalhadora cresceu muito. Isso devido ao fato dos empresários buscarem somente lucratividade, e não ser se