as sete maravilhas do mundo antigo
As maravilhas do mundo antigo são obras artísticas e arquitetônicas, construídas na Antiguidade Clássica. São elas: Pirâmides de Gizé, Templo de Ártemis, Colosso de Rodes, Mausoléu de Halicarnasso, Farol de Alexandria, Jardins Suspensos da Babilônia e Estátua de Zeus.
Das sete maravilhas construídas, apenas as Pirâmides de Gizé ainda existem intactas atualmente. As demais são ruínas irreconhecíveis, e os Jardins Suspensos talvez nem mesmo existissem.
Ainda que esses monumentos talvez não tenham resistido fisicamente ao teste do tempo, eles prosperam em nossa imaginação como algumas das mais magníficas estruturas artificiais do mundo antigo. Neste trabalho, estudaremos cada uma delas, começando pela Grande Pirâmide de Gizé.
PIRÂMEDES DE GIZÉ
As pirâmides do antigo Egito foram construídas para abrigar as tumbas dos faraós, na crença de que a vida verdadeira começava depois da morte.
As três grandes pirâmides da meseta de Gizé estão distribuídas sobre o deserto de maneira idêntica, seguindo a disposição das três estrelas da constelação de Órion, que era o equivalente celestial do deus Osíris. Seu “cinturão” era o que os egípcios chamavam de Duat, uma espécie de “portal” pela qual a alma do faraó deveria passar para chegar a Amenti, a mais alta.
O lugar escolhido para a sua construção foi a margem esquerda do Nilo, a 12 quilômetros do Cairo. Sobre esta margem, normalmente eram construídos os cemitérios. Seus lados se orientam pelos quatro pontos cardeais, com o reflexo das sombras acusando com exatidão milimétrica os pontos essenciais do ano solar, fornecendo as datas precisas dos equinócios de primavera e outono e dos solstícios de inverno e verão.
Apesar dos egípcios não contarem com instrumentos ópticos como a bússula, eles faziam seus cálculos e medidas pelas estrelas. Sabiam que tudo no céu noturno estava em constante movimento, com exceção de um ponto escuro imóvel, que era reverenciado como eterno, a