processos sociais
Estudo da sociologia clássica: estática e dinâmica social
Processos sociais: formas de interação entre agentes sociais, que pressupõem a existência de contatos e comunicações simbólicas.
Relação social: o modo ou forma de interação recíproca (compartilhamento de sentidos) prevalente entre dois ou mais agentes sociais.
Os processos sociais são caracterizados em associativos (produzem integração social) e dissociativos (produzem “divisão” social).
“processos sociais” são os tipos básicos de relação, nos quais muitos sociólogos buscam explicação para vários fenômenos. Lembrar que uma das características da sociologia é buscar relações de causa e efeito entre fenômenos aparentemente dissociados e naturais.
Isolamento
Então, são considerados processos associativos: cooperação, acomodação, assimilação
Já os processos dissociativos são: competição, conflito.
Cooperação: a) direta: há objetivos comuns que fomentam um esforço coletivo – uma ação coletiva, consciente, que pode ter motivações distintas, mas metas comuns.
b) cooperação indireta: decorrente de processos sociais mais amplos, de especialização e complementaridade das funções sociais estabelecidas. É considerado um processo menos consciente de cooperação.
Competição: processo no qual há disputa por recursos e bens escassos. Regulada por normas e regras, a competição não inclui a violência (segundo o livro). Constitui de um choque de interesses que não podem ser satisfeitos da mesma forma para todos. Um dos motores da competição está na cultura, que trata de estabelecer quais as metas mais valorizadas, o que atrai, muitas vezes, maior número de indivíduos.
A sociedade capitalista é competitiva.
Conflito: ocorre quando grupos ou categorias sociais têm interesses e posturas incompatíveis ou antagônicos, e uma das partes atinge um grau de insatisfação suficiente para romper com o pacto social. O livro considera que nos conflitos busca-se neutralizar ou