Crescimento e desenvolvimento
Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento Humano
Professor (a): Luiza Marly
Alunos: Athos Gomes Amanda Emanoel Victor Luan Azevedo Lilian Barbosa Luana
Atividades para avaliação do Desenvolvimento motor em crianças entre 4 e 6 anos.
Teresina,26 de maio de 2014.
Índice
1. Introdução
2. Objetivo
3. Metodologia
4. Resultados
5. Conclusão
6. Referencias Bibliográficas
Introdução
A idade pré-escolar é considerada a fase áurea da vida, em termos de psicologia evolutiva, pois é nesse período que o organismo se torna estruturalmente capacitado parar o exercício de atividades psicológicas mais complexas (Maria Cristina Chimelo). Para Endeler (1987) o período pré-escolar é denominado de fase magica, dada a predominância do pensamento fantástico que caracteriza a infância, indo do segundo ao sexto ano de vida.
É importante observarmos que o desenvolvimento motor das crianças está sempre em evolução e sujeito as mudanças. Devemos incentivar e proporcionar a criança atividades parar que as mesmas possam desenvolver essa capacidade da melhor forma possível, e esse desenvolvimento é um processo continuo e demorado.
Analisaremos desse trabalho os movimentos locomotores como caminhar, correr, saltar, pular e saltitar. As categorias de movimentos manipulativos referem-se a manipulações motoras, como tarefas de arremesso, recepção e interceptação de objetos, abordaremos assim os movimentos manipulativos grossos.
Objetivo
Verificar como se desenvolve as crianças nesta faixa etária, abordando os aspectos cognitivo, físico e motor desde os seus 04 anos de idade até os 06. Nessa visão, os objetivos foram identificar em compreender como a aprendizagem na educação infantil pode ser estimulada, em cada fase de desenvolvimento da