AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
SUPERIOR EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
São Paulo, 27 de Maio de 2011
I.INTRODUÇÃO
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver suas atividades. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente as mudanças.
Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento". Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o meio ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.
Toda organização tem que adotar uma tecnologia podendo ser ela grosseira, rude ou sofisticada, como o uso de computadores, mas todas as organizações precisam de uma tecnologia para funcionarem e chegarem aos fins desejados.
Na parte administrativa, a tecnologia é desenvolvida nas organizações através do Know -how, os resultados são obtidos com os serviços e produtos.
A tecnologia não incorporada são as pessoas competentes para desenvolver sua função dentro da empresa. A tecnologia incorporada é o capital (dinheiro), matérias-primas e etc, seja ela qual for, está presente no dia a dia das empresas, transformando as matérias-primas em produtos consumíveis e produtivos para a humanidade.
A tecnologia variável ambiental é aquela que assume a tecnologia criada para outras empresas de seu ambiente de tarefa em seus sistemas de dentro para fora. A tecnologia variável organizacional, quando a tecnologia esta presente em sua empresa, influencia e desempenha melhor em seu ambiente de tarefa.
II.APRESENTAÇÃO
Muitas pesquisas confirmaram que as tarefas e as tecnologias de uma organização também são importantes determinantes de sua estrutura. Alguns estudos de maior peso nesta área foram os estudos de South Essex de Joan Woodward e seus colegas em meados da década de 60. A