As Reações Químicas em Solução Aquosa
4.1 Materiais
Água destilada, areia, cloreto de sódio, limalha de ferro, enxofre, béquer de 100 ml, bastão de vidro, bico de Bunsen, balão de Erlenmeyer, espátula, filtro, funil, folha de papel, absorvente, imã, tela de amianto, tripé de ferro.
4.2 Métodos
Uso das técnicas de separação,
Imantação: Com uma folha de papel embrulha-se o imã com a outra fixa-se na superfície da bancada, ambas a fim de facilitar a limpeza. Após isso começa a separação da areia e a limalha de ferro, que até então estavam misturadas. O imã atrai as partículas da limalha, mas não a areia, já que esta não contém metais, por final temos dois materiais totalmente separados, uma porção de areia e outra somente de limalha ferrosa.
Filtração e evaporação: Usou-se a mistura de cloreto de sódio e areia adicionada a uma pequena porção de água destilada contidos em um balão de Erlenmeyer. Depois houve agitação com o auxílio de um bastão de vidro até que o cloreto de sódio se dissolvesse na água e a areia ficasse totalmente visível no fundo. Com o filtro devidamente dobrado e inserido no funil e um béquer logo abaixo para obtenção do produto da atual separação, despejou-se a mistura contida no balão de Erlenmeyer objetivando reter totalmente a areia. O resultado, contido no béquer, é enviado para aquecer sob o bico de Bunsen que está baseado em uma tela de amianto, suportada pelo tripé de ferro e então se mede a temperatura e vê-se o aquecimento até que o cloreto de sódio esteja concentrado ao ponto de formar alguns cristais.
Destilação simples: Observou-se na demonstração do professor como o conjunto de dispositivos pode ser usado para a destilação simples: Neste caso o bico de Bunsen é substituído por um mecanismo que converte energia elétrica em calorífica, o regularizador de ebulição (balão) entra no lugar do béquer. A solução é colocada no balão de vidro com fundo redondo e plano, que é aquecido. A torre é munida com um termômetro. Sendo assim o líquido