As questões éticas da profissão do serviço social
Ana Paula Bortoletti lima
Denise Caneppelle
Lia Goulart da Silva
Maria Lucia Machado Airoldi
Renata Fernandes Schneider Noschang
Professor (a) –IveteEloi Cruz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social(SES0238) – Prática do MóduloI
27/06/2014
RESUMO
O presente artigo aborda questões éticas da profissão do Assistente Social e as suas implicações no mercado de trabalho, inicialmente traz-se uma reflexão sobre os diferentes espaços e sua Práxis profissional. A temática tem como objeto central aprofundar questões relacionadas ao Código de Ética que regulamenta a profissão do Assistente Social, bem como, suas experiências cotidianas.
Palavras-chave: Serviço Social; Ética; Profissionalismo.
1 INTRODUÇÃO
Olhar para as Questões Éticas da Profissão do Assistente Social e as suas implicações no mercado de trabalho é levantar uma reflexão que perpassa por todo processo histórico de construção das Políticas Públicas no Brasil. Embora as pessoas costumem dizer “que a ética é algo abstrato na vida cotidiana”, percebemos que é uma reflexão baseada no senso comum, se constrói pela falta da associação com a práxis1 desenvolvida ou pela falta de perspectiva na construção de novas vivências. Buscaremos neste trabalho, apresentar importantes aspectos pesquisados sobre a ética nas diferentes áreas de atuação do Assistente Social e o quanto se faz necessária para obter eficácia nos resultados diários. Então podemos dizer num contexto geral, que ética é tudo aquilo que ajuda melhorar o ambiente em que se vive, tornando-o saudável, possível e sustentável.
1 DESENVOLVIMENTO
2.1 DOS DIREITOS E DAS RESPONSABILIDADES GERAIS DO ASSISTENTE SOCIAL
O profissional Assistente Social tem como responsabilidade programar, executar, monitorar e avaliar as políticas públicas, desempenha suas atividades profissionais, com eficiência e