AS QUATRO DIMENSÕES DA CRIATIVIDADE
Por que devemos estudar a criatividade? Muitos vêem a criatividade como um dom, que somente alguns podem ter, que do nada e rapidamente tiram as idéias e sem ajuda colocam-nas em prática. Mas na verdade essa criatividade pode ser adquirida com muita persistência e também às vezes a ajuda de outras pessoas pode ser necessária para que sua idéia de certo. Alguns fatores que podem ajudar são: autoconfiança, curiosidade, perseverança, ver as coisas por um ângulo novo, ser humilde e saber pedir ajuda e aceitar novas idéias. Porem, poucas pessoas conseguem ter todas essas qualidades ao mesmo tempo, o lado bom é que a criatividade pode ser treinada, aprendida e aprimorada.
Alguns psicólogos vêm estudando a criatividade desde o inicio do século xx. O inglês Graham Wallas foi um dos pioneiros e estabeleceu o primeiro modelo em que criar uma idéia nova pode ser dividida em quatro etapas. Primeiro é necessário a preparação, ou seja, obter todas as informações necessárias a respeito do problema. Segundo vem a incubação, momento onde se deixa o problema um pouco de lado para certo “descanso” mental. Terceiro seria a iluminação e quando surge aquela solução criativa, que pode ser denominada um “clique”. E por último a verificação, onde é feito os ajustes necessários na solução.
Mas muitas vezes esse momento denominado “clique” pode não acontecer, por isso já havia uma preparação para ele, para estimulá-lo. Ao decorrer do tempo então, vários estudiosos começaram a desenvolver e ampliar esse modelo, aos poucos começaram a