As principais bacterioses humanas
O
que é?
Sintomas
Profilaxia
Acne
A acne é uma doença da pele que afeta unidades formadas por pelos e glândulas sebáceas: os folículos pilossebáceos. O excesso de produção de queratina na pele, causa a obstrução do orifício folicular; hiperatividade das glândulas sebáceas, produzindo sebo em excesso; e a proliferação de bactérias causando inflamações.
É imprescindível uma consulta médica, já que para cada caso – e paciente – é indicado um tipo de procedimento.
Mudanças na alimentação, uso de pílulas anticoncepcionais para controlar a dosagem hormonal, e alguns fármacos, como a isotretinoína, são alguns exemplos.
Erisipela
Erisipela é uma infecção de pele causada, na maior parte das vezes, pela bactéria Streptococcus pyogenes grupo A, podendo ser causada também por outros streptotcoccus ou por estafilococcus. Processo infeccioso que pode atingir a gordura do tecido celular subcutâneo que se espalha pelos vasos linfáticos.
Os sintomas são mal-estar, desânimo, dor de cabeça, náusea e vômitos acompanhados de febre alta e aparecimento de manchas vermelhas, bolhas pequenas ou grandes nas pernas, face, tronco ou braços.
O diagnóstico é feito pelo exame clínico através da análise dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente.
Impetigo
O impetigo é causado pelas bactérias estreptococos ou estafilococos
A pele normalmente possui muitos tipos de bactérias. Quando há uma ruptura na pele, as bactérias podem entrar no corpo e crescer ali. Isto causa inflamação e infecção. Uma ou mais pústulas com pus que facilmente estouram.
O seu médico prescreverá um creme antibacteriano, ou antibióticos orais se a infecção for grave.
Lavar a pele (não esfregar) diversas vezes por dia com um sabonete antibacteriano para remover crostas e drenagem.
Botulismo
O botulismo é uma doença rara, porém
grave,