Principais afirmações e aspectos de Terezinha Oliveira da Idade Media
O principal objetivo deste trabalho é analisar a historiografia da Idade Média através de suas múltiplas definições conceituais e concepções teóricas. Descrever os principais elementos constantes nas narrativas e nos discursos Históricos a partir de diferentes pressupostos teóricos e metodológicos.
Analisando o texto de Terezinha Oliveira podemos notar suas principais afirmações que observam as mudanças na historiografia ao longo do tempo; culturas, transformações políticas e comportamentais na Idade Média.
É explícito que o entendimento da Idade Média se modificou de acordo com as mudanças ocorridas com o tempo influenciando a concepção dos historiadores que a analisam, ocorrendo uma grande mudança na sociedade, na mentalidade e na metodologia de pesquisa, incluindo a historiografia, a visão de tempo, espaço e cultura.
Terezinha Oliveira aponta em seu texto as duas interpretações da idade média, a Visão Iluminista da segunda metade do século XVIII e a Visão Romântica no início do século XIX. Distintas mas análogas, ambas tratavam de expor as lutas políticas de sua época. A forma como se posicionavam sobre os tais acontecimentos refletiam claramente em como compreendiam o passado e assim, fica claro, que o movimento de pesquisa sobre o período, trata da política Feudal e, portanto são a historiografia das lutas politicas da época em que foram criadas, propulsoras das revoluções e desenvolvimento da sociedade daquela época.
Entre os principais aspectos apontados por Terezinha Oliveira sobre o texto analisado; temos em destaque que caberia aos franceses do século XIX a pesquisa aos documentos da Idade Média. O autor ressalta a importância dos documentos medievais, por neles poder encontrar os sentidos das origens e nacionalidade francesa, mesmo que no medievo não se tivesse a devida compreensão dos fatos que transformaram a sociedade.