As Preposições
Definição de Preposição
Preposição Simples
Locuções prepositivas
Contração das preposições
Contexto em que a contração não se aplica
Preposições e advérbios
Uso e significado das Preposições
Preposições Atípicas
Conclusão
INTRODUÇÂO
O presente trabalho da disciplina de Morfossintaxe visa fundamentalmente na apresentação em linhas gerais daquilo que são as preposições em língua portuguesa.
Assim sendo o nosso trabalho fará uma incursão sobre a definição das preposições para que se saiba exactamente o que elas são e a função que ocupam na língua portuguesa, e de seguida veremos as preposições simples e as locuções prepositivas salientando de antemão a discrepância entre os gramáticos no que constitui o número exacto de preposições que temos em língua portuguesa. Outros temas relacionados com as preposições e que hão-de merecer a nossa atenção neste trabalho tem a ver com a contração das preposições e o contexto em que estas não se aplicam (tema importantíssimo nos nossos dias), a distinção entre preposição e advérbio, já que facilmente podemos confundi-las, uso e significado das preposições e finalmente veremos as preposições atípicas para que se tenha uma noção de quais são aquelas que se afastam de algum modo do comportamento canónico dos restantes membros da classe.
O grupo 6 espera assim apesentar de forma clara o tema em questão que de algum modo poderá ajudar a esclarecer algumas dúvidas que ainda existem entre os alunos do segundo ano de linguística português pós Laboral do ano lectivo 2014.
DEFINIÇÃO DE PREPOSIÇÃO
É consensual entre os gramáticos que a preposição em termos morfológicos as preposições são palavras invariáveis, isto é não apresentam qualquer flexão, à semelhança do que acontece com as conjunções e com os advérbios; assim ao contrário dos nomes, dos adjectivos e dos verbos não variam em número, género, pessoa, tempo ou modo. Assim sendo as preposições formam uma classe de palavras fechadas que tem resistido a