As Plataformas
Ambientes para multimídia
Existem diferentes tipos de plataformas. A principal distinção é baseada no papel que o computador desempenha.
Plataforma de entrega é a estação do usurpo final do produto multimídia, onde este será executado
Plataforma de desenvolvimento é a estação do desenvolvedor, usada para criação dos títulos e aplicativos multimídias, podendo-se distinguir especializações.
Plataformas de autoria: Nos quais o produto multimídia é programado e integrado;
Plataformas de criação do material nas quais são criados materiais de som, imagem e animação, a partir de material em mídia convencional ou por síntese digital.
Famílias de plataformas
As plataformas para aplicações multimídias podem ser agrupadas em famílias de acordo com seu ambiente operacional, grosso modo pode-se considerar as seguintes famílias:
Micro-computadores, são baseados em Windows, e seus diversos sabores ( Windows, 95,98, NT).
Estações de trabalho baseadas em unix (silicon, graphics, Sun, HP, e etc).
Outras arquiteturas de microcomputadores, com a família macintoch.
A família Windows é de grande difusão no Brasil e no mundo. Trata-se de uma arquitetura aberta, usada por grande numero de fabricante. Tendo muitos aspectos de hadeare e software, documentos e padronizados.
O ambiente Windows
A partir da versão 3.1. o Windows passou a incluir fincões de suporte de multimídia, que permitem os aplicativos ignorar detalhes e de ou entrada e saída física.
Isso trouxe um alto grau de padronização e tornou possível a formulação de um padrão de configuração mínima para reprodução de multimídia chamada Mpc.
Quando um computador era compatível com o mpc, sabia-se que ele seria capaz de executar títulos multimídia compatíveis com esse padrão. Isso incentivou sua adoção, tanto para máquinas quanto para os títulos.
Outros ambientes
Unix, tem um papel importante em criação avançada de material em multimídia, muitas ferramentas de animação tridimensional devem ser executadas em estações