Plataformas
INTRODUÇÃO
Ao falar sobre Plataformas você ouvirá bastante a palavra “OFF-SHORE”-Tradução: fora da terra. Mais empregado como a área da plataforma continental até uma lâmina d’água de 2000 metros, no caso do Brasil.
Ações do Meio Ambiente “Vento” →Age nas partes expostas (≈5% do carregamento total, para plataformas fixas).”Correntes marinhas” →Os movimentos das partículas d’água servem como “arrasto”da estrutura.
Podem ser relevantes”Ondas” →as velocidades e acelerações das partículas causam esforços na estrutura. As ondas são geradas pelo vento. A cada onda (d/T2, H/T2) aplica-se uma determinada teoria de onda. Esta teoria determina a velocidade e aceleração das partículas do fluido como função do tempo e do espaço. Seu efeito éo mais importante. No entanto, o “estado do mar”écaótico e aleatório. Seu estudo só pode ser feito através de métodos estatísticos.
Consumimos mais de 80 milhões de barris de petróleo ao dia. Para atender a essa demanda por combustíveis fósseis, as empresas petroleiras vasculham constantemente o planeta em busca de novas reservas. Como os oceanos recobrem três quartos da superfície da Terra, boa parte dessas reservas está sob a água. |
Atingir esses locais de perfuração submarinos representa um grande desafio. Afinal, perfurar em terra já é bem complicado. Então, como fazer isso nas profundezas do mar e transportar o petróleo em estado líquido, gasoso ou sólido de volta à superfície? Como impedir que ele polua o oceano? E como fazer tudo isso, com toneladas de equipamento, em meio ao mar bravio?
Para superar esses obstáculos, as empresas petroleiras investiram bilhões no desenvolvimento de plataformas de petróleo offshore para a perfuração do leito do mar em busca de petróleo.
A primeira delas foi construída em 1897, na ponta de um cais na Califórnia. Nos anos que se seguiram, os exploradores de petróleo avançaram mais e mais no oceano, primeiro em píeres e depois em ilhas artificiais. Em 1928, um