As normais brasileiras relativa á desenho tecnico
"A lei é uma regra de comportamento, geral, permanente e obrigatória, emanada do poder competente do Estado, imposta coativamente,à observância dos cidadãos por ser provida de sanção".
Segundo a ABNT
a Normalização não é uma atividade moderna. A palavra falada talvez seja a mais antiga das normas. Se as palavras não possuíssem significados definidos, não seria possível nos entendermos. Como as palavras, as letras e os números também são formas de expressões gráficas normalizadas dentro dos limites de uma extensão territorial na qual têm a mesma significação.
As ferramentas de pedra do homem pré-histórico apresentam uma marcante semelhança nos materiais, forma e mesmo nas dimensões. O mesmo pode ser constatado nos tijolos antigos e em objetos encontrados em escavações de antigas civilizações. As pirâmides do Egito são exemplos marcantes de Normalização na antiguidade.
A origem da normalização vem, historicamente, desde as remotas origens da cultura humana. Nos tempos antigos, a vida da comunidade era governada pelos costumes e pelas regras comuns, administrada por um chefe, o que fez surgir os primeiros padrões de vida:
PRIMÓRDIOS DA NECESSIDADE DE NORMALIZAÇÃO
Dentre as mais antigas medidas, encontram-se os fragmentos de réguas egípcias, feitas de basalto, algumas das quais contendo precisas divisões de até 1,25 cm. Existe também um registro excepcional, na forma de pintura mural, datada aproximadamente do ano de 3000 AC e que mostra duas séries de medidas egípcias e capacidade para grãos, vinho e óleo, cada uma das quais consistindo de quatorze recipientes normalizados.
A necessidade de pesar parece haver surgido muito depois da necessidade de medir. Dizem os historiadores que a balança foi primeiramente empregada para pesar metais preciosos para os templos ou para o Rei e seus Conselheiros.
Existem evidências que na antiga Palestina, as olarias de propriedade do governo fabricavam