AS MUDANÇAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO POLITICO PARTIDÁRIA NO BRASIL
FAPP - FACULDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS “TANCREDO NEVES”
Bacharelado em Administração Pública – Turma I e II
Sandra Aparecida dos Santos Saar
Elimar Dutra Ferreira Soares
Rafael Menezes de Sousa e Silva
AS MUDANÇAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO POLITICO
PARTIDÁRIA NO BRASIL
Belo Horizonte
2014
SANDRA APARECIDA DOS SANTOS SAAR
ELIMAR DUTRA FERREIRA SOARES
RAFAEL MENEZES DE SOUSA E SILVA
OS DESAFIOS DA GOVERNABILIDADE
Roteiro de pesquisa apresentado ao Curso Bacharelado em Administração Pública da FaPP - Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, como requisito para a aprovação na disciplina de Ciência Politica.
Tutor Orientador: Karina Fernanda da Silva
Professor: Camila Diniz
Belo Horizonte
2014
Introdução
Democracia é o governo do povo, para o povo e pelo povo. No entanto de acordo com Coelho (UFSC, 2012, p.109) não basta haver eleições para que se possa considerar um regime democrático. É necessário que as eleições por meio das quais os governantes são selecionados ocorram em um ambiente de liberdade, e que o seu resultado seja apurado de forma justa.
A democracia política brasileira expressou-se como poder legitimo ao ter sido estabelecida na Constituição Federal de 1988 que todo poder emana do povo, decorrente da soberania popular. Assim, legitimidade democrática constituí a expressão da representação popular legitimada pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos.
Desenvolvimento
No contexto da legitimidade democrática vista no parágrafo único do art. 1º combinado com o art. 14, todos da Constituição Federal de 1988, surgiram os partidos políticos como forma de união de cidadãos em torno das mesmas convicções e ideias a fim de exercê-las através do poder político. Qualquer cidadão poderá ingressar no partido político que mais lhe convier, conforme as ideias que difunde, desde que não se enquadre dentre os