Gestão participativa e circular
GESTÃO PARTICIPATIVA E CIRCULAR
UMA EXIGÊNCIA GLOBAL
Nos Programas Sócio Educativos
UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Campinas - Janeiro de 2002
MARIA LÚCIA LEITE TEIXEIRA DE ARAÚJO
GESTÃO PARTICIPATIVA E CIRCULAR
UMA EXIGÊNCIA GLOBAL
Nos Programas Sócio Educativos
Monografia apresentada em cumprimento às exigências do curso de
Pós- Graduação em EDUCAÇÃO
SOCIAL, sob orientação da Professora
Drª Elizabete Matallo Marchesine de
Pádua.
UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Campinas - Janeiro de 2002
“ Pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo “.
Paulo Freire
APRESENTAÇÃO
Falar sobre Gestão Administrativa é uma tarefa um tanto árdua, corre-se o risco da não aceitação do pensar, antes mesmo de se refletir sobre ele.
Uma vez que abordar Gestão Administrativa no termos que se propõe esse trabalho é a realização de mudanças profundas no modo de gerenciar as Org anizações Sociais. É a transformação do pensar individualista improvisado do fazer -fazer, para o pensar coletivo administrativamente social. Do pensar centralizador para o pensar tecnicamente coletivo das ações promocionais.
A Organização Social popular necessita de um novo pensar,de uma nova filosofia, de um novo modo de ver o mundo. Um pensar, que seja ação dinâmica em sua própria origem e metodologia, que nos coloque em contato com a vida, com um novo sentido da vida.
Na sua experiência religiosa, de Educadora e Gestora Social, a autora vivenciou processos que a conduziram a caminhos que resultaram em ações verdadeiramente promocionais, mesmo convivendo com uma sufocante burocracia, muitas vezes, ou quase sempre, tecnicista.
Esta experiência acabou por gerar uma salutar inquietação, a qual culminou na busca da autora pelo partilhar do seu pensar. Esta é a proposta deste trabalho, a incorporação de uma experiência, de um novo modo de pensar a gestão, associada à