Equipe I
COMPARTILHADA COMO UM DIFERENCIAL
DE QUALIDADE
I PARTE
Coordenação
Katia Siqueira de Freitas
Organização e concepção e elaboração
Valdinei Costa Souza1
Colaboração
Equipe PGP/LIDERE 1995-2001
1
Administradora – UFBA. Especialista em educação de jovens e adultos. Mestranda em
Administração Pública – UnB.
GERIR, Salvador, v.7, n.21, p.19-50, outubro 2001
19
A FORÇA DA EQUIPE: GESTÃO COMPARTILHADA COMO UM
DIFERENCIAL DE QUALIDADE
A escola é uma organização que combina esforços individuais de pais, alunos, professores, funcionários (da escola e das secretarias de educação estadual e municipal), diretor, coordenadores pedagógicos e membros da comunidade para realizar o propósito coletivo da educação. A exemplo de outras organizações a escola possui características fundamentais que a distingue de grupamentos humanos como a família, equipe de consumidores ou de amigos; são elas: propósito, divisão do trabalho e coordenação.
O que diferencia a organização escolar de outros equipes sociais é a existência de um objetivo definido e compartilhado por todos (educar pessoas), a contribuição individual para a realização desse objetivo (ensino, aprendizagem, apoio pedagógico, orientação, apoio administrativo, incentivo, acompanhamento familiar...) e a harmonização das diversas contribuições individuais (coordenação de esforços).
Como a escola, outros tipos de organizações existem porque algumas atividades não podem ser realizadas por um único indivíduo, ou ainda, porque algumas pessoas descobrem que, se unirem suas forças, conseguirão fazer coisas mais fáceis e melhor. Por isso existem escolas, indústrias, fazendas, creches...
Independentemente do propósito capitalista do lucro, as organizações existem porque têm uma missão social a cumprir. A missão da escola é educar, preparando o cidadão e o profissional para a vida em sociedade.
As escolas têm missões diferenciadas: algumas estão voltadas para a formação