redes de comunicação
Estrutura Moderna
- Comunicação em teia
- comunicação direta
- facilidade e velocidade
- internet
- gestão direta e participativa
- softwares
- fluxo de informação
Estrutura arcaica
- hierarquia
- problemas de comunicação
- burocracia
- dificuldade de acesso
- gestão indireta
- controle do fluxo de informação
Comunicação em rede nos processos de gestão A comunicação em rede entra nos processos de gestão pelo se caráter colaborativo. Com a facilidade de uma informação circular livremente, emitida de pontos diversos, sendo encaminhada de maneira não linear a uma infinidade de outros pontos, que também são emissores de informação. A gestão se enriquece com as vertentes que podem levar um projeto para frente. A complicação em um setor pode ser a solução de outro, mas esse dialogo só ocorrerá se houver troca. Um fluxo corrente e recorrente nesse grupo. O importante nesses fluxos é a realimentação do sistema: retorno, consideração e legitimidade das fontes são essenciais para a participação colaborativa e até mesmo para avaliação de resultado e evolução do pensamento.
Gestão participativa em rede
Com a evolução do quadro de comunicação direta em rede, o fluxo de informações, que antes era unilateral, agora passa a ter caráter bilateral, permitindo que as informações das gestões de projetos sejam, além de compartilhadas, discutidas de maneira eficaz e dinâmica. Trazendo para o projeto contribuições enriquecedoras durante todo o processo.
Esse método está sendo cada vez mais adotado para a elaboração de projetos. Hoje temos vários exemplos de projetos coletivos que trabalham diretamente conectados em rede.
Em paradigma com a gestão hierárquica, a gestão em rede não fica dependendo do aval de um gestor para o fluxo da informação, não existe o embate do monopólio da informação.
Ferramentas que possibilitam a gestão em rede
Com esse novo modelo, foram lançados diversos sites e softwares para a