português
1
LÍNGUA PORTUGUESA III
I - Compreensão e interpretação de textos. II - Tipologia textual. III - Significação literal e contextual de vocábulos. IV - Ortografia oficial. V - Acentuação gráfica. VI - Emprego das classes das palavras. VII Emprego do sinal indicativo de crase. VIII - Sintaxe da oração e do período. IX - Pontuação. X Concordância nominal e verbal. XI - Regência nominal e verbal. XII - Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. XIII - Emprego de tempos e modos verbais.
Apostilas Aprendizado Urbano – Todos os direitos reservados
2
Apostilas Aprendizado Urbano – Todos os direitos reservados
3
INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE UM TEXTO
A palavra interpretar vem do latim interpretare e significa explicar, comentar ou aclarar o sentido dos signos ou símbolos.
Tal vocábulo corresponde ao grego análysis, que tem o sentido de decompor um todo em suas partes, sem decompor o todo, para compreendê-lo melhor.
Interpretar um texto é penetrá-lo em sua essência, observar qual é a idéia principal, quais os argumentos que comprovam a idéia, como o texto está escrito e outras nuanças. Em suma, procurar interpretar corretamente um texto é ampliar seus horizontes existenciais.
Saber ler corretamente
Ler adequadamente é mais do que ser capaz de decodificar as palavras ou combinações linearmente ordenadas em sentenças. O interessado deve aprender a “enxergar” todo o contexto denotativo e conotativo.
É preciso compreender o assunto principal, suas causas e conseqüências, críticas, argumentações,polissemias, ambigüidades, ironias, etc.
Ler adequadamente é sempre resultado da consideração de dois tipos de fatores: os propriamente lingüísticos e os contextuais ou situacionais, que podem ser de natureza bastante variada. Bom leitor, portanto, é aquele capaz de integrar estes dois tipos de fatores.
Erros de Leitura
Extrapolar
Trata-se de um erro muito comum. Ocorre