As Monocotiledôneas - resumo
O que são São plantas (angiospermas) que possuem apenas um cotilédone na semente. Os cotilédones são as folhas iniciais dos embriões das plantas. Principais características das monocotiledôneas: - Presença de apenas um cotilédone na semente. - Folhas invaginantes com presença de nervuras paralelas. - Flores trímeras (compostas por três elementos) ou múltiplos. - Os frutos possuem três lojas (ou múltiplos). - A estrutura interna do caule é marcada pela presença de feixes vasculares espalhados. - O sistema radicular (raízes) é fasciculado, ou seja, em formato de cabeleira. Exemplos de plantas monocotiledôneas:
- Bambu - Grama - Milho - Cana-de-açúcar - Palmeiras - Babaçú - Cebola - Gengíbre - Lírio - Bromélias - Orquídeas Alguns grupos de monocotiledôneas de interesse
LILIÁCEAS: A maioria é formada de ervas, frequentemente com bulbos. Sua flor tem três pétalas ou múltiplos de três. Incluem as açucenas, os lírios, a tulipa, o alho e a cebola.
PALMÁCEAS: Formam um caule cilíndrico que não possui ramos vegetativos; apresenta cicatrizes deixadas pela queda de suas grandes folhas. Exemplos: coqueiros, palmeiras e palmiteiros.
GRAMÍNEAS: Suas flores são bastante modificadas e formam espigas. Incluem os cereais (como trigo e cevada) e um grande número de plantas silvestres, normalmente herbáceas e com caule oco, como o bambu.
ORQUIDÁCEAS: São herbáceas com flores frequentemente muito chamativas. Apresentam adaptações que atraem insetos. Algumas até mesmo simulam insetos fêmeas e conseguem atrair machos que as polinizam.
A classificação das angiospermas está passando por modificações, em razão das informações obtidas por pesquisadores, os sistematas. Antes, as angiospermas eram classificadas em dois grandes grupos: monocotiledôneas e dicotiledôneas.
A característica que distinguia esses grupos era principalmente a semente. Nela, há um embrião