As Moleculas
Neste trabalho falaremos sobre as moléculas, aprenderemos acerca da sua definição, constituição e importância.
Esperamos que este pequeno trabalho seja uma força para aprender-mos mais acerca de das Moléculas.
Desenvolvimento
1. Definição de Moléculas
O que é Molécula?
Molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afectar ou destruir as propriedades das substâncias.
Átomos + átomos = Moléculas
Alguns exemplos de moléculas são quando dois átomos de oxigénio se combinam para formar uma molécula de oxigénio e quando um átomo de carbono combina com dois átomos de oxigénio para formar uma molécula de dióxido de carbono
Ex. Oxigénio(o) + Oxigénio (o) = O2 (lê – se duas moléculas de Oxigénio)
2. A constituição da molécula
Existe um conceito antigo que diz que a molécula é a menor parte de uma substância que mantém suas características de composição e propriedades químicas. Porém, sabe-se hoje em dia que as propriedades químicas de uma substância não são determinadas por uma molécula isolada, mas por um conjunto mínimo destas.
Muitas substâncias familiares são feitas de moléculas, como o açúcar, a água, e a maioria dos gases, enquanto outras substâncias familiares não são moleculares em sua estrutura, como os sais, metais, e outros gases nobres.
A molécula é o mais pequeno de partícula que apresenta todas as propriedades físicas e químicas de uma substância, e é formado por dois ou mais átomos. Os átomos que formam as moléculas podem ser o mesmo (como é a molécula de oxigénio, com dois átomos de oxigénio) ou diferente (a molécula de água, por exemplo, tem dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio).
As moléculas são agregadas de átomos ligados quimicamente entre si.
As substâncias simples ou elementares podem ser constituídas por:
• Átomos;
• Moléculas, que têm um só tipo de átomos (um só elemento químico).
Ex: O2
As substâncias compostas (ou compostos) são constituídas