As Migrações
Ano Letivo: 2012/2013
A Migração
Ana Sofia Andrez Rodrigues, nº5
O QUE É A MIGRAÇÃO?
O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade.
O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante.
OS FLUXOS MIGRATÓRIOS
Os fluxos migratórios podem ser desencadeados por diversos fatores. Dentre os principais fatores que impulsionam as migrações podem ser citados os económicos, políticos e culturais.
MIGRAÇÃO INTERNACIONAL
Migrar corresponde à mobilidade espacial da população, é o ato de trocar de país, estado, região, ou até mesmo de domicílio. A migração internacional consiste na mudança de moradia com destino a outro país.
O PROCESSO DE MIGRAÇÃO INTERNACIONAL PODE SER DESENCADEADO
POR DIVERSOS FATORES:
Em consequência de desastres ambientais,
Guerras,
Perseguições políticas, étnicas ou culturais,
Causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.
O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o económico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.
Conforme relatório de desenvolvimento humano de 2009, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), aproximadamente 195 milhões de pessoas moram fora de seus países de origem, o equivalente a 3% da população mundial, sendo que cerca de 60% desses imigrantes residem em países ricos e industrializados.
No entanto, em decorrência da estagnação económica oriunda de alguns países desenvolvidos, estima-se que em 2010, 60% das migrações ocorram entre países em desenvolvimento.
1
OS PRINCIPAIS DESTINOS DA MIGRAÇÃO INTERNACIONAL são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e as nações da União