As Metodologias No Ensino Da L Ngua Inglesa
O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Ronaldo Roberto Rocha, Situada no município de Leopoldo de Bulhões-Goiás, focado em Língua Inglesa, deve-se permitir ao aluno do ensino médio, que é o foco deste trabalho, o entendimento da importância do conhecimento da segunda língua e o quanto ela está presente em muitas coisas com as quais qualquer pessoa lida hoje. Isso, havendo uma inserção do conteúdo (ou até adaptação do mesmo) para que atenda a necessidade imediata do aluno. Pode-se, portanto, ao invés de utilizar vocabulários já pré-definidos, buscar na rotina dos alunos, vocabulários que lhe são significativos, como partes da sua rotina, ou coisas com as quais ele realmente interaja (família, colegas, etc.).
2. O papel do professor no processo de ensino aprendizagem dentro da Língua Inglesa
Parte-se do princípio de que o docente como mediador do processo de aprendizagem só encaminha o educando através das estratégias que o tornem capaz de construir o seu próprio aprendizado. Na sala de aula faz-se necessário o desenvolvimento de processos culturais e sociais, nos quais o educando será levado a perceber a importância da Língua Inglesa em seu cotidiano. É esta concepção que se deve ter da aprendizagem em vários níveis (nas áreas cientificas, nos meios de comunicação, nas relações internacionais entre indivíduos de várias nacionalidades, no uso de tecnologias avançadas, etc.).
2.1 A atitude crítica reflexiva do professor de Língua Inglesa
A relação entre teoria e prática tem sido bastante discutida em processos de ensino e aprendizagem de línguas. Muitas vezes, verifica-se que uma aparece dissociada da outra, e a reflexão crítica sobre o processo pedagógico como um todo nem sempre encontra espaço para ocorrer. Assim, o professor torna-se um mero transmissor de conhecimentos, repetidor de certezas testadas no passado, sem desenvolver a criticidade necessária para a sua formação.
Contextualizar o ensino